Thursday, January 6, 2011

O drama da mulher contemporânea

Tenho a noção de que as mulheres são dramáticas por natureza. É um drama arrumar o emprego que sonha, o homem da vida. É um drama decidir se, ou quando, engravidar. É um drama escolher a cor do sapato para sair de casa. Enfim. Mas, acredito que o maior dos dramas da mulher contemporânea é encontrar a pessoa certa para cuidar de seu(s) filho(s) para poder ir trabalhar, tranquila de que sua cria está bem cuidada, bem tratada, que continua protegida. E, esse sim, é um drama real, não um problema imaginário.
Como confiar em alguém para ter a chave da sua casa, passar boa parte do dia lá, e cuidar do bem mais precioso de nossas vidas, os nossos filhos, que são mais importante do que qualquer emprego, qualquer pessoa, qualquer tudo? Quem não tem família depende de um estranho. E depender de estranho é absurdamente assustador.
Fora o medo, está cada vez mais difícil encontrar alguém para trabalhar em casa de família. Pela primeira vez, tive a real impressão de que o Brasil está se tornando um país melhor para viver. Até pouco tempo, filhas de empregadas domésticas se tornavam invariavelmente empregadas domésticas, como num disfarçado regime de castas indiano. Não tinham opção, tinham de ajudar em casa, e para isso acabavam largando a escola para nunca mais voltar. De poucos anos para cá, com a ajuda do governo, as famílias mantêm as crianças nas escolas. Elas conseguem outros empregos e com R$ 200 fazem uma faculdade. Ou seja, têm curso superior, (ainda) uma chance concreta de crescer na vida.
Uma colega de trabalho, muito sabiamente, preveu que se o rumo continuar esse, as mulheres brasileiras que trabalham fora, e não têm com quem deixar os filhos, terão de apelar para babás bolivianas. Eu fico muito feliz de o país ter mudado para melhor. Mas, ao mesmo tempo, me sinto completamente sozinha na luta que é ser mulher nos tempos de hoje.

(O desenho é de uma ilustradora chamada Aline

        

1 comment:

  1. Clau, é o texto mais sensível que eu li sobre o assunto. Me arrepiou... e é um drama que eu já sofro de vez em nunca por antecipação. Eu, que estou a anos-luz de ter um filhote...

    ReplyDelete