Friday, January 21, 2011

Homens de batom: e aí, vai encarar?


Batom vermelho em boca de homem pode?
A ousadia chamou a atenção no desfile de Vivienne Westwood, na Semana de Moda de Milão, essa semana. Cheios de marra, modelos de boca vermelho-escuro, vermelho-sangue e rosa apresentaram a coleção outono 2011 da estilista, uma senhora nada convencional, no auge de seus de 69 anos, cabelos de fogo e atitude punk - que alimenta desde os anos 60, quando assinava os figurinos do Sex Pistols. O efeito foi incrível, forte, teatral.
Mas, e na vida real, pode? Só a possibilidade já rende polêmica. Uma colega disse: "não, ne-em pen-sar! Simplesmente, não rola". Outra disse, "olha, se o cara for gato, pode ser interessante. Mas, uma brincadeira, não sempre. Imagina você se lambuzar com um batom que não é seu?", lançou, descabelando os próprios cabelos com as mãos. É, pode ser uma.... Não sei.
Em princípio, não me animo muito. Faço o tipo tradicional, prefiro uma barba mal-feita, uma cabeleira desgrenhada, um ar machão, a la Javier Bardem. E, nenhum batom. Acho que, sei lá, eu ficaria meio confusa. 
Mas, que fique bem claro, nada contra os homens que pretendem aderir à onda. Nem, as mulheres, que encararem beijá-los. Gosto da ideia ser aceita por outras pessoas, é moderno, é divertido, é justo. Seria hipocrisia eu lutar por direitos iguais entre homens e mulheres e condenar o homem que quer carregar no make.
A verdade é que o que se viu na passarela de Mrs.Westwood é somente um passo além do que já se vê nas ruas. Ano passado, fiz uma matéria sobre homens que usam maquiagem para a IstoÉ. E quando digo homens falo de homossexuais e de héteros também. Ou seja, o que parecia completamente inviável para uns, se tornou realidade para outros. Assim, de uma hora para a outra. A diferença é que, na matéria, a maioria deles prefere os tons pastéis.
Expert em lançar tendências, mais uma vez Vivienne Westwood jogou a isca. Só o tempo dirá se ela será fisgada ou permanecerá à deriva.
         

3 comments:

  1. Adoooouuuro!
    Mas o homem tem que ser bonito mesmo para segurar lábios vermelhos.
    Certa noite uns amigos meus (gays e héteros) resolveram passar batom vermelho, depois de umas e outras, claro. Foi engraçado, mas o resultado não ficou nada atraente perto desses da passarela!! Hahaha!

    ReplyDelete
  2. Claudes, acho mais uma questão conceitual mesmo que fez a Westwood colocar isso. Uma metáfora. Claro que se pegar, pegou, e já sabemos de onde veio. Eu tava nesse desfile... e senti uma ironia no ar. De qualquer forma, prefiro os barbudos do casting do Cavalli, vc viu??? um beijo com saudade. Ju Lopes

    ReplyDelete
  3. Oi Jujubs, vi os barbudos sim! Sei que vc também goixta. Bjos!

    ReplyDelete