Thursday, March 10, 2011

A moda é sempre para elas. Nunca para eles

Depois de dois episódios que vivi recentemente, cheguei à conclusão de que a moda é feita para as mulheres, quase sempre para elas, quase nunca para eles. Acompanhem o raciocínio.
Primeiro, li o texto da papisa fashion Costanza Pascolatto para a Vogue Brasil de março sobre o blog "The Man Repeller". Nele, uma garota de 22 anos de Manhattan, Leandra Medine, mostra através de imagens, onde ela mesma surge como modelo-manequim, que boa parte das tendências da moda são ótimas em espantar homens. Exemplo disso, é a calça saruel.
Tenho que concordar com ela, apesar de amar a calça saruel, tá pra nascer o homem que gosta, acha sexy ou se anime com uma calça largona, esquisita, daquelas. Outro dia estava na rua e presenciei dois caras - bem simplões e, com certeza, nada ligados nas últimas tendências - comentando sobre a saruel de uma garota que passava. "Não vejo a hora dessa calça sair de moda! Parece que a mulherada fez nas calças!", disse um. "Deus me livre", concordou o comparsa.
Assim, como Leandra Medine, acredito que as mulheres cada vez mais se vestem para si mesmas. Dificilmente, uma mulher, que não se sente bem em determinada roupa, vai usá-la só para agradar o seu homem. O sexo oposto que me desculpe mas isso não existe em tempos de emancipação feminina (afinal, seguimos na luta).
Depois, tipo dois dias mais tarde de ler o artigo, meu marido estava folheando um encarte da mesma Vogue, onde uma das chamadas de capa era sobre moda masculina. Ele ficou transtornado. Disse que aquela moda não era para ele e sim para os gays. Calma, não se trata de preconceito. Simplesmente, não dá pra negar que, na maioria das vezes, hétero e gay se vestem de forma distinta. Os heteros são mais conservadores, enquanto os gays são mais modernosos, ousados, têm mais informação de moda e usam isso a ser favor. Uma vez, sai com o marido para comprar um jeans para ele (como já perceberam, ele joga no time dos conservadores). Só encontramos calças skinny, recortadas, cheias de bossa. Nenhuma o agradou.
Constatação feita, nada deve mudar. Eu mesma e a maioria das mulheres continuaremos apaixonadas pelas tendências fashions. E, a indústria da moda, focando nos mais modernos, deixando de lado os mais tradicionais.

4 comments:

  1. A moda de vanguarda tem dessas, mas discordo quando a gente diz que ela não é feita para agradar aos homens. Dois exemplos que eriçam a ala masculina são os saltos altíssimos (e volta e meia o stiletto retorna) e os vestidos e saias bandagem (piriguetagem com aval fashion?). E como você sabe, Clau, itens de moda vão e vem...
    Estou curtindo loucamente a onda dos oxford. Comprei o quarto par ontem. Dois sem salto, um con saltinho, outro com saltão. Gosto da liberdade de nem pensar se um homem gostaria - basta eu gostar.
    Na periferia a moda é mais estática, mais cheia de lycra, de blusinhas justas, de jeans de cintura baixíssima. É a moda das mulheres aux hommes, por um lado mais realizadas com a autoimagem e sexualmente, por outro vítimas mais anônimas de várias violências simbólicas.
    Gosto de poder ser lady-like num dia, no outro, vir quase de pijama para a rua, e em outro, desestruturar o que puder. Se a moda tem algo de libertador é questionar as fronteiras de gênero e onde o meu gênero pode pisar.

    ReplyDelete
  2. boa! o melhor de ser mulher moderna é se vestir pra nós mesmas.

    ReplyDelete
  3. Concordo que muitos caras não curtem as tendências de moda. O mesmo vale para os esmaltes coloridões, que eles dizem odiar. Mas acho uma bobagem se vestir/maquiar pensando em agradar os bofes. Moda é pra se sentir bem, bonita, mas pra brincar e chocar também, por que não?

    Quanto à calça saruel, tenho que concordar com os simplões, acho UÓ! hehehe Como diria Glorinha Kalil, não favorece ninguém.

    E leva o André pra comprar calça jeans na Colombo! Só tem modelos tradicionais, o Dan super curte, haha!

    ReplyDelete
  4. Adoro calça saruel. Detesto esmalte azul. Há.
    Acho UÓ se vestir para eles, mas UÓUÓ se vestir para outras mulés.
    Na verdade, acho moda um saco. Gosto de roupa mesmo. E de conforto =P

    bitucas

    deb

    ReplyDelete