Wednesday, April 27, 2011

Baby mania


Para quem tem filho, ou gosta de bebês, uma dica preciosa: assista o documentário Babies (Thomas Balmès).

Trata-se de um doc sobre o primeiro ano de vida de quatro bebês em quatro cantos do planeta, dos mais populosos aos mais remotos. A americana de São Francisco Hattie, o mongol de Bayanchandmani Bayar, a japonesa de Tokyo Mari e o namíbio de Opuwo Ponijao (o meu favorito, por me lembrar o pequeno Kiriku, da animação Kiriku e a Feiticeira, do francês Michel Ocelot).
Cada um com o seu entorno (pobre ou confortável), com o seu cenário (natural ou industrial), com seus pais (presentes ou não) e com seus irmãos (ou não), é bom vê-los fazer as primeiras descobertas e dar os primeiros passos na vida. Tão distantes, mas tão parecidos.

O doc quase não tem diálogo. Mas, a fotografia, a trilha sonora e a edição são muito boas. Outro espetáculo à parte é a casa e o quintal sem fim de Bayar na Mongólia (que lugar é esse?!). Mas só dá pra ver quem gosta de bebês. Eu assisti com o meu marido e o meu filho de 4 anos, que se divertiu muito vendo os bebês se virarem. Ou seja, programa família do início ao fim.   

*Sou meio ignorante digital, mas sei que é possível baixar o filme no site de downloads mais próximo de você. Quem baixou pra mim foi o sempre solícito colega de IstoÉ João Lóes, que me garantiu que é dois palito.

No comments:

Post a Comment