Na foto: Rosa Parks segura a foto do dia que foi fichada por se recusar a ceder o seu lugar em um ônibus para um (folgado) homem branco.
Hoje, a Casa Branca divulgou uma foto do presidente dos Estados Unidos Barack Obama sentado no mesmo ônibus onde a costureira negra Rosa Parks se recusou a se levantar para dar lugar a um homem branco, em 1955, desencadeano um movimento anti-racista no país que mudou a cara daquela nação.
Sempre que eu ouvia a história, imaginava a cena, a coragem daquela mulher (ela certamente estava de TPM naquele dia), a cara dos demais passageiros, negros e brancos... A história é muito forte, afinal uma pessoa, uma mulher, ainda por cima, era capaz de mudar o mundo! Fiquei comovida de ver a imagem de Obama, que publico aqui no Moderno. E, aproveito para publicar também uma foto de Rosa Parks - uma guerreira, de fibra - em destaque no blog. Ela morreu em 1955, e certamente está sentadinha em uma nuvem bem branquinha lá no céu. Boa, Rosa.
Adorei o post Claudinha! Definitivamente a desobediência civil continua sendo uma poderosa arma para conquistarmos profundas transformações sociais...
ReplyDeleteAbração,
Lin. Noyori
É verdade, Lincoln!
DeleteBjos!